Grupo Recuperar
Comunidades Terapêuticas em Embu Guaçu
(11) 97464-4947
Comunidades Terapêuticas em Embu Guaçu – SP
A infraestrutura e metodologia da comunidades terapêuticas em Embu Guaçu SP, segue os princípios do National Institute on Drug Abuse (NIDA).
A dependência química e o Alcoolismo são doenças crônicas que afetam o cérebro e o comportamento, levando a um desejo incontrolável de usar drogas, mesmo que isso cause problemas na vida da pessoa.
A dependência pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo genética, ambiente e experiências pessoais.
Possuímos clínicas de recuperação e comunidades terapêuticas especializadas no tratamento para dependentes químicos e alcoolismo.
Fale com um Terapeuta, ele estará pronto para atender e avaliar as necessidades das famílias.
Entre em contato com nossa triagem e veja o que podemos fazer para ajudar quem busca por comunidades terapêuticas em Embu Guaçu SP.
O programa terapêutico para o dependente de drogas está condicionado a terapias de grupo, atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico, terapia motivacional, 12 passos de narcóticos anônimos, dinâmicas e diversas temáticas.
Terapeutas
Enfermaria
Psicologos
Psiquiatras especializados
Monitores e equipe de apoio
Metodologia com resultados
Internação Involuntária
Internação Voluntária
Internação compulsória
Excelente Infraestrutura
Remoção com ambulância
E muito mais, converse conosco
Comunidades terapêuticas em Embu Guaçu para homens e mulheres.
Whatsapp: (11) 9 7464-4947
Centros Terapêuticos em Embu Guaçu
Tratamento de 30 dias, 3 meses, 6 meses ou 1 ano de internação. Unidades com acomodações em quartos coletivos, triplo, duplos e individuais. Unidades com 4 a 5 refeições diárias.
Valores parcelados via boleto bancário, deposito, cheque ou cartão.
Clínicas e Comunidades Masculinas e Femininas.
Centros Terapêuticos e clínicas de Recuperação Alcoolismo e Dependência Química SP
Segue abaixo um pequeno prospecto sobre a doença e o tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. (Ressaltamos que é um exemplo, pois cada unidade possui sua própria metodologia)
Aspecto Físico – Compulsão e Debilidade Física
Compulsão:
Compulsão é a incapacidade de parar de usar uma vez que se tenha começado. Para estacionar a doença é necessário a internação em regime de liberdade restrita, visando à abstinência, é importante que o dependente se afaste da sociedade por este período justamente por causa deste aspecto da doença.
A duração do período de internação na maioria das unidades é de no mínimo três meses incluindo as ressocializações para pacientes que nunca estiveram internados ou tenham concluído uma internação baseada em 12 passos. O tempo é o melhor remédio para a compulsão.
Debilidade Física:
A disciplina por incrível que possa parecer é fundamental para o restabelecimento físico e psicológico. O relógio biológico se ajusta novamente. Há horário para dormir e acordar, as quatro refeições do dia são feitas nos respectivos horários e equilibradas por nutricionista, porém para que isto ocorra o residente deve permanecer na clínica ou comunidade pelo tempo sugerido. O Físico se restabelece e o a química do cérebro volta aos poucos ao normal.
Aspecto Mental – Obsessão e Estado Emocional
Obsessão:
A obsessão é o desejo incontrolável que leva a usar e usar, mesmo destruindo nossas vidas. Ela força o indivíduo a usar drogas repetidas vezes, mesmo contra sua própria vontade.
Para tratar este aspecto, o adicto (dependente químico ou alcoólatra) irá aprender as ferramentas que irão ensinar a pessoa a lidar com esta vontade de usar drogas. Esta é uma parte da doença que está sempre ativa, 24 horas no dia, até mesmo enquanto dormimos, é ela que nos leva até mesmo a sonhar com o uso de drogas e álcool.
Com o tempo limpo (abstinência) ela diminui, mas para qualquer adicto, cedo ou tarde terá que lidar com ela, para isso trabalhar os passos é fundamental, o interno receberá as ferramentas para lidar com esta grande dificuldade.
Estado Emocional:
O equilíbrio emocional é fundamental, normalmente a pessoa chega arrasada emocionalmente e com uma completa perda da própria identidade a vergonha e a culpa são enormes. A recuperação não se dá simplesmente por ficarmos limpos e em abstinência. Quando nos abstemos de todas as drogas (e isto também se refere ao álcool e à maconha), encaramos sentimentos com os quais nunca tínhamos lidado com êxito.
Experimentamos até sentimentos que nunca éramos capazes de sentir no passado. Devemos estar dispostos a encarar novos e velhos sentimentos, à medida que eles aparecem.
Aprendemos a experimentar sentimentos e compreendemos que não nos podem prejudicar, se não agirmos em função deles. Ao invés de agir, guiados por esses sentimentos, que não conseguimos controlar, nós PARTILHAMOS, para isso existem as nossas reuniões de partilha, o padrinho, os conselheiros, o coordenador e o trabalho psicológico. Partilhando, aprendemos a trabalhar os sentimentos.
Há muitas possibilidades de que alguém de nós tenha tido uma experiência semelhante e possa assim partilhar o que funcionou.
Os Doze Passos, os novos amigos, padrinhos, a equipe, meditação/relaxamento e conscientização da doença, todos esses fatores nos ajudam a lidar com esses sentimentos.
Com o passar do tempo nossas alegrias se multiplicam ao compartilharmos os bons dias; aliviamos as nossas tristezas ao compartilharmos os maus dias.
Pela primeira vez nas nossas vidas não precisamos vivenciar nada sozinhos. Agora temos um grupo, o atendimento psicológico e podemos desenvolver uma relação com um Poder Superior que pode estar sempre conosco.
Aspecto Espiritual – A Serenidade de Volta
Qualquer estilo de vida que busque uma realização espiritual parece exigir exatamente aquilo que falta na adicção: liberdade, boa vontade, ação criativa e crescimento pessoal.
Com liberdade, a vida é um processo que avança e se modifica com sentido. Olhamos para frente com uma expectativa razoavelmente melhor sobre a vida e o que ela nos reserva. Nosso eu espiritual fica mais preenchido e nossos desejos deixam de ser fúteis.
Essas são, naturalmente, algumas das manifestações do progresso que resulta da prática diária dos Doze Passos.
O programa espiritual, como os grupos de auto ajuda, faz parte do tratamento e é extremamente benéfico. As 16 opções de Clínicas de Recuperação SP não visam religião e sim ESPIRITUALIDADE. Independente da sua religião; pregamos que qualquer pessoa é aceita e pode ter um Poder Superior de sua compreensão, desde que siga às diretrizes de Ser Bondoso, Amoroso e Maior do que a própria pessoa.
O convívio em comunidade é uma ação que inclui outras pessoas além de nós mesmos — uma maneira de considerar os outros tão importantes nas suas vidas quanto nós na nossa.
Atividades Terapêuticas
Grupo de Auto-Ajuda (reunião de sentimentos):
Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também escuta as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros.
O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação.
É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.
Psicoterapia:
Individual:
Este atendimento possibilita com que o residente entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico de álcool ou drogas.
Familiar:
O atendimento ocorre quando necessário. Busca uma reestruturação na dinâmica familiar, possibilitando a sua reabilitação e fortalece vínculos afetivos.
Reunião de 12 Passos:
Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.
Laborterapia
(Terapia do Trabalho) atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da “não ociosidade”, são inúmeros; por exemplo:
- Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);
- Descobrir e desenvolver habilidades;
- Elevar sua auto-estima;
- Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção;
- Aceitar limites e regras;
- Ter disciplina;
- Perceber suas responsabilidades;
- Assimilar a ajuda mútua;
- Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro;
Concentração e Atenção;
- Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade;
- Aprimoramento de conduta e caráter;
- Organização, Reabilitação física, entre outros.
*Os trabalhos são executados em grupos, divididos.
Prova:
Realizada quinzenalmente, e tem como objetivo testar os conhecimentos e incentivar o residente a estudar os passos e a literatura de narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos.
Gincana do Conhecimento:
Realizada quinzenalmente, de uma forma divertida e construtiva são formados grupos para responder questões relacionadas aos passos.
Vídeo-Terapia:
São passados filmes temáticos e aberto para discussão em grupo por um psicólogo abordando temas específicos.
Espiritualidade
Realizada diariamente, após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia.
TRE – Terapia Racional Emotiva:
São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação.
P.P.R – Programa de prevenção a recaída:
Essa reunião é muito importante, mostramos para o residente algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir a sala de anônimos, uma religião, novas amizades, etc. EVITE velhos amigos, velhos hábitos, velhas ideias, etc.
Arte-Terapia:
Pela arte, mostramos para o residente como podemos lidar com nossa ansiedade, depressão, etc. Através destas reuniões existe um clima agradável de descontração, onde o residente volta a experimentar sentimentos esquecidos de sua infância.
Futebol:
O esporte visa a aprendizagem. A preocupação não é com o resultado, mas com o processo contínuo de autoconhecimento e trabalho em equipe propiciada pela prática esportiva.
Piscina:
Todo ser humano necessita de trabalho, como também todo ser humano necessita ter um laser e descanso.
Metros quadrados de área verde:
O contato com a natureza demonstra ao homem como DEUS é grandioso em sua infinita sabedoria.
Horta:
Pelo cultivo de sua própria alimentação começamos a valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a maior delas, que é a VIDA.
Alimentação:
Café da Manhã, Almoço, Lanche da tarde e jantar.
Horário Livre:
Por incrível que possa parecer, o horário livre é extremamente terapêutico, pois é nele que há o convívio e o residente pode se perceber e ser notado pelos demais companheiros de como está indo sua prática e aplicação do programa.
Visita:
Tem como objetivo a reintegração familiar e visa amenizar os conflitos criados pela adicção ativa. As visitas são feitas a cada 30 dias. (Autorizadas pela família ou responsável)
Ligações Telefônicas:
Muitas vezes a família não consegue comparecer as visitas ou algum membro da família não pode ir, por este motivo o residente pode receber ligações por um período breve, para que desta maneira os outros também possam receber suas ligações. (Somente pessoas autorizadas pela família e mediante autorização da equipe)
Grupo Familiar:
São as reuniões realizadas no AMOR EXIGENTE, especialmente dirigidas para a família.
EQUIPE: (pode mudar dependendo da unidade)
Psicólogos (individual e em grupo)
Terapeutas / Conselheiros em Dependência química (formados pela UNIFESP, SUPERA (SENAD) e FEBRACT)
Monitores (com curso no DENARC)
Arte terapeuta
Médica Psiquiatra.
Internação Involuntária e Voluntária em Unidades em Embu Guaçu
Comunidades Terapêuticas em Embu Guaçu
Nosso atendimento esta voltado a dependência e saúde mental, internação para dependentes de drogas, alcoolismo, bipolaridade, esquizofrenia, depressão e demais transtornos psiquiátricos. Todas unidades possuem uma excelente infraestrutura com piscina, campo de futebol, salão de jogos e extensa área verde, propiciando assim um ambiente agradável para os residentes. Desta maneira o período de internação não se torna tao traumático.
Internação involuntária e voluntaria.
Utilizamos de técnicas motivacionais em todas as unidades, com intuito de motivar o paciente ao processo de mudança. Atendemos Homens e mulheres. Possuímos também unidades que aceitam alguns convênios. Entre em contato conosco e saiba mais sobre Comunidades Terapêuticas em Embu Guaçu.